art-background-canvas-1484759_edited.jpg

Exposição de Pintura "Do Rio para as Margens", de Zulmira Ribeiro

A Fundação Caixa Agrícola Costa Azul convida V. Exas. para a inauguração da Exposição de Pintura "Do Rio para as Margens", de Zulmira Ribeiro, no próximo dia 20 de abril (sábado), pelas 17:00h.

Sinopse:

"Formas orgânicas, de tons transparentes numa musicalidade em direção ao Divino. A sua inspiração parte da natureza, lugares e universos, alicerces do seu ser”.

Esta exposição estará patente na Sala Multiusos, entre os dias 20 de abril e 1 de junho, de quinta a sábado, entre as 14h00 e as 18h00.

Post .png

Workshop "Autismo - Inovação e Qualidade de Vida"

A Fundação Caixa Agrícola Costa Azul, em parceria com a Associação Inovar Autismo, realizará no próximo dia 10 de abril de 2024, o Workshop "Autismo - Inovação e Qualidade de Vida”, iniciativa que pretende fomentar o debate sobre a inclusão de pessoas autistas, abordando percursos de intervenção e de qualidade de vida para crianças, jovens e suas famílias, assim como discutir percursos de inclusão escolar e de vida independente.

Entrada gratuita e sujeita a inscrição.

Informação Detalhada e Programa Atualizado no nosso site: https://www.fundacaocaixagricolacostazul.com/workshopautismo

redes-sociais-01.jpg

Exposição "Terra e Mar", de

Libertário Brito

A Fundação Caixa Agrícola Costa Azul convida V. Exas. para a inauguração da Exposição de Pintura “Terra e Mar", de Libertário Simões, que se realiza no dia 24 de fevereiro de 2024, pelas 16h00, no Edifício-Sede da Fundação.

Esta exposição estará patente entre os dias 24 de fevereiro e 27 de março, à terça e quarta-feira, entre as 14h00 e as 18h00.

Exposição de Pintura.png

Exposição Temporária

Exposição "Manuel João da Silva - Guardador de Palavras"

A partir de 23 de setembro e até ao dia 28 de outubro de 2023, poderá visitar a Exposição Biográfica sobre a vida e obra de Manuel João da Silva.
.
Nascido em Sines em 1923, mudou-se mais tarde para Santiago do Cacém onde foi professor, poeta e escritor. Dedicou grande parte da sua vida a estudar a vida dos trabalhadores rurais, a história local e todo o património oral da região. Da preocupação em preservar a cultura e a tradição populares, resultaram muitos trabalhos que o Município de Santiago do Cacém tem vindo a divulgar: “A Riqueza dos Falares Regionais I”; “O Mastro da Fonte Loba”; “Pobrezinhos e Malteses de Porro e Manta”; “Como era a Vida em Casa do Lavrador Boieiros e Ganhões”; “Toponímia das ruas de Santiago de Cacém”; “Breve História e Ermidas no Tempo e no Espaço” e “Feiras tradicionais do Município de Santiago do Cacém”.
.
Patente na Sala de Exposições Temporárias da Fundação, às terças e quartas-feiras entre as 14h00 às 18h00.

Associação Cultural Santiago do Cacém - o guardador de palavras_v5.png

Exposição Coletiva de Pintura

"Ar . Água . Terra"

“Cada vez mais, precisamos assumir, que este nosso tempo é o tempo da Natureza.
Como forma de sensibilizar para a urgência de preservar aquilo que a Natureza ainda tem de belo, mesmo que selvagem, seis artistas de diversas origens da margem sul juntaram-se para exprimir e “provocar”, através da arte, aquele sentimento que vai direito às emoções dos recetores desta urgente mensagem. Ainda poderemos dizer: Ah! Isto existe?”

Venha conhecer a Exposição que estará patente na Sala Multiusos da Fundação Caixa Agrícola Costa Azul, entre os dias 5 e 26 de agosto de 2023, de quinta a sábado, entre as 14:00h e as 18:00h.

Post_EDIT.png

2ª Edição Festa do Livro Fundação Caixa Agrícola Costa Azul

Decorrerá nos dias 23, 24 e 25 de junho a 2ª Edição da Festa do Livro Fundação Caixa Agrícola Costa Azul, no Centro Histórico de Santiago do Cacém.

Esta iniciativa, em coorganização com a Câmara Municipal de Santiago do Cacém e em parceria com mais de 30 coletividades/entidades do Concelho, pretende mais uma vez olhar o Livro como um elemento primordial da “Nossa História”.

Anote na sua agenda e venha connosco celebrar o Livro!

Festa do Livro - Post_1.png

Exposição Didática

"O Cálculo de Ontem e de Hoje"

Concebida pelo Departamento de Matemática da Faculdade de Ciências e pelo Museu Nacional de História Natural e da Ciência, esta exposição pretende proporcionar uma viagem no tempo, mostrando diferentes ferramentas de cálculo que o homem foi concebendo para fazer as contas do quotidiano e se libertar de cálculos morosos. Tem como objetivo fazer repensar a importância da quantificação e o papel da aritmética no dia-a-dia, destacando a sua presença nos objetos tecnológicos que usamos.

Conheça esta exposição, de 11 de março a

15 de abril, de quinta-feira a sábado, entre as 14 h e as 18h.

*horário alargados para escolas e ATL's, mediante confirmação prévia.

Festa do Livro

Fique a conhecer o programa diversificado da Festa do Livro, com iniciativas para todas as idades.

𝐉𝐮𝐧𝐭𝐨𝐬, 𝐯𝐚𝐦𝐨𝐬 𝐜𝐞𝐥𝐞𝐛𝐫𝐚𝐫 𝐨 𝐋𝐢𝐯𝐫𝐨!

Informação completa no site: www.fundacaocaixagricolacostazul.com/festadolivrofundacaoca

instagram 1.jpg

Exposição de Escultura

"Redes", de João M. Oliveira

A Fundação Caixa Agrícola Costa Azul convida V. Exas. a visitar a Exposição de Escultura “Redes”, de João M. Oliveira, que estará patente na Fundação Caixa Agrícola Costa Azul, entre os dias 6 de agosto e 1 de outubro de 2022.

As redes que nos aprisionam podem ser libertadoras, se tivermos a arte de encontrar um rumo de persistência e de resistência perante as adversidades. João explorou uma nova técnica e conseguiu dar uma outra vida à “rede de galinheiro” e libertou-a assim do seu destino Uma nova linguagem para um material que se resignava a limitar a passagem, João não aceitou, e utilizou a rede como matéria-prima, moldou-a de tal forma com as suas mãos que a transformou em animais sem correntes, verdadeiras obras de arte que lhe deixam de pertencer após acabadas.

Amélia Fançony

A Exposição abre ao público no dia 6 de agosto às 18h00, e até ao dia 1 de outubro funcionará de quinta a sábado, entre as 14:00h e as 18:00h.

Seria com imenso agrado que receberíamos a V/ visita.

Exposição Permanente

Exposição "Caixa de Crédito Agrícola da Costa azul: No passado e no presente".

Um pouco de história para a História.

Estamos a contar, nesta breve exposição, os factos, os eventos, as atividades e as conquistas que refletem mais de um século de sucesso da Caixa de Crédito Agrícola da Costa Azul.

Cartaz_1080x1080-01.jpg

Sala Multiusos

Exposição "Rostos Menopausa 21"

RostosMenopausa.png

Exposição de Fotografia de Luís Magalhães

Uma Exposição composta por dezoito fotografias monocromáticas. Dezoito países assim representados, cada um por um fotograma de um momento que, de alguma forma, marcou e definiu cada uma das viagens de Luís Magalhães por diferentes países.

Post.jpg

Sala Multiusos

Exposição "Hospital de Bonecas na Fundação Caixa Agrícola Costa Azul".

O Hospital de Bonecas, fundado em 1830, sai das suas instalações pela primeira vez na sua história, e “viaja” até Santiago do Cacém, para uma exposição que promete maravilhar as crianças e transportar os adultos à sua infância.

Venha daí brincar e partilhar memórias!

HospitalBonecas.png

Exposição de Pintura Coletiva

Afinidades

Curadora: Maria Emília Canana

A exposição coletiva de pintura, Afinidades, reúne obras de 11 artistas.

Acácio Cainete

Acácio Malhador

António Galrinho

Carlos Silva

Catarina Raimundo

Eduardo Carqueijeiro

Isabel Chora

Maria D'Almeida

Olinda Lima

Sara Loureiro

Afinidades.png

Exposição Temporária

Exposição Itinerante realizada pelos alunos do 5º ano do Agrupamento de Escolas de Santiago do Cacém - Escola Básica Frei André da Veiga.

CartazdaPaz.png

Exposição Coral Harmonia - 40 anos

Um Legado a Viva Voz

Está patente de 9 de março a 6 de abril, na sala polivalente da Fundação Caixa Agrícola, a exposição Coral Harmonia – 40 anos Um Legado a Viva Voz.

Em perfeita Harmonia, todos os sons e silêncios, a tempo e contratempo…
Na pauta, as histórias de cantar, onde queremos honrar o passado, celebrar o presente e preparar o futuro!

IMG-20240313-WA0006.jpg

Workshop "Autismo - Inovação e Qualidade de Vida"

Anote na Agenda!

Mais informações em breve...

SAVE-THE-DATE-AUTISMO.jpg

Exposição "O sol que não nasce", de Rúben Antunes

A Fundação Caixa Agrícola Costa Azul convida V. Exas. para a inauguração da Exposição de Pintura “O sol que não nasce", de Rúben Antunes, que se realiza no dia 30 de setembro de 2023, pelas 17h00, na Sala Multiusos da Fundação.

Esta exposição estará patente entre os dias 30 de setembro e 4 de novembro, de quinta a sábado, entre as 14h00 e as 18h00.

Post.png

Fórum "O Futuro dos Cuidados Continuados"

A Fundação Caixa Agrícola Costa Azul realizará no próximo dia 𝟐𝟐 𝐝𝐞 𝐬𝐞𝐭𝐞𝐦𝐛𝐫𝐨 𝐝𝐞 𝟐𝟎𝟐𝟑, 𝐨 𝐅ó𝐫𝐮𝐦 “𝐎 𝐅𝐮𝐭𝐮𝐫𝐨 𝐝𝐨𝐬 𝐂𝐮𝐢𝐝𝐚𝐝𝐨𝐬 𝐂𝐨𝐧𝐭𝐢𝐧𝐮𝐚𝐝𝐨𝐬”, iniciativa que pretende gerar uma reflexão em torno da continuidade desta resposta interdisciplinar, multidisciplinar e integrada de cuidados de saúde e apoio social dirigida aos cidadãos em estado de dependência.

.

Informação Detalhada e Programa Atualizado em: https://www.fundacaocaixagricolacostazul.com/forum

Redes-Sociais-01.jpg

Sala Multiusos

Exposição de Obras "II Concurso Solidário de Pintura Fundação Caixa Agrícola Costa Azul"

Conheça as obras que resultaram do II Concurso Solidário de Pintura. Esta Exposição estará patente na Sala Multiusos da Fundação Caixa Agrícola Costa Azul, entre os dias 1 e 31 de julho. e poderá visitar-nos de quinta a sábado, entre as 14h00 e as 18h00 e escolher as suas obras favoritas.

cartaz concurso exposição curvas insta_Prancheta 1.jpg

Seminário "A Diabetes - Desafios e Soluções

A Fundação Caixa Agrícola Costa Azul, em colaboração com a Associação Protectora dos Diabéticos de Portugal, realizará no próximo dia 22 de maio de 2023, o Seminário "A Diabetes - Desafios e Soluções".

Exposição de Pintura "Olhar entre Trás-os-Montes e o Alqueva", de Mafalda Amaro

“O OLHAR entre Trás-os-Montes e o Alqueva” é o resultado da soma da última exposição de Mafalda Amaro “Diabos à solta!”, dos desenhos feitos durante a viagem ao Alqueva e a criatividade constante cujo resultado foram as Deambulações. Esta exposição que é ao mesmo tempo retrospetiva e novidade, concentra o trabalho realizado durante a pandemia e a vontade libertadora de criar".
Madalena Águas

Venha conhecer o trabalho desta artista, de 29 de outubro a 22 de dezembro, de quinta-feira a sábado, entre as 14 h e as 18h.

Post.png

Seminário "Demência Desafios no Cuidar"

A Fundação Caixa Agrícola Costa Azul, em colaboração com o Centro de Medicina de Reabilitação de Alcoitão, realizará no dia 03 de outubro de 2022, o Seminário “Demência – Desafios no Cuidar”.

Entrada gratuita e sujeita a inscrição.

Informação completa no site: www.fundacaocaixagricolacostazul.com/seminario

Post - Seminário Demência.png

Exposição Temporária

Mostra de Trabalhos do I Concurso Solidário de Pintura Fundação Caixa Agrícola Costa Azul

Na Sala de Exposições Temporária da Fundação Caixa Agrícola Costa Azul, poderá visitar a Mostra de Trabalhos que resultou do I Concurso Solidário de Pintura e escolher as suas obras favoritas.

Os vencedores do Concurso serão escolhidos por si.

Exposição "A Cortiça""

"Quando abre a garrafa de um bom vinho ou usa um dos muitos produtos feitos de cortiça, alguma vez pensou qual a origem deste produto tão singular? Se não pensou, venha connosco conhecer o sobreiro – uma das árvores mais extraordinárias da Terra."

in (Editores) Aronson J., Pereira J.S., Pausas J. (2009)

“Cork Oak Woodlands on the Edge: Conservation, Adaptive Management and Restoration”,

Island Press, Nova Iorque.

Cortiça.png

Sala Multiusos

Exposição "Mudar de Pele"

Uma Exposição de António Galrinho, composta por obras em dois suportes: tela e tecido. Oito telas ilustram canções infanto-juvenis do cancioneiro popular português, quatro retratam rostos em quadrículas que lembram a azulejaria portuguesa e numa dúzia de tecidos, que chegam a atingir aproximadamente 3 metros, composições feitas a partir de contornos e de carimbos efetuados com o próprio corpo de modelos.

MudardePele.png

Exposição de João Pedro Santos aka The Mousse Project

Transportar o observador para um mundo sobrenatural, onde flamingos cor-de-rosa vão à praia de boia tubarão, peixes-balão mascam pastilhas gorila e cobras têm como brinquedo um coelho, é o objetivo dos trabalhos desta exposição que nos traz o artista plástico João Pedro Santos.

JPSantos.png

Exposição Temporária

Exposição "Edifício Antigos Paços Municipais. Da génese à requalificação"

Venha conhecer a história da requalificação do edifício sede da Fundação Caixa Agrícola Costa Azul, nesta exposição temporária.

Cartaz_1080x1080-02.jpg

Exposição de Pintura

Fora do Tempo | Out of time

Jackie Catarino

A exposição póstuma Fora do Tempo/Out of Time de Jackie Catarino, reúne uma série de pinturas produzidas sobretudo entre 1999 e 2010.

Esta ocasião, surge como oportunidade de reler a sua obra e permite uma análise abrangente sobre a prática artística por ela desenvolvida.

jackie.jpg

Sala Multiusos

Exposição de Pintura "Trilho de Cores" de Margarida Botelho.

Redes sociais (1).png
Untitled-1-05.png